IPTU Ribeirão Preto 2018

Reajuste IPTU Ribeirão Preto 2018

Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) confirmou que os cerca de 300 mil carnês de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) chegaram pelos Correios aos contribuintes no mês de janeiro.

De acordo com a administração municipal, para este ano a expectativa de arrecadação é de R$ 396 milhões com o tributo, que sofreu reajuste de 1,83% em relação ao ano passado. A alta foi baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e foi decretada depois que o Executivo desistiu temporariamente de revisar a planta genérica de valores (PGV).

IPTU Ribeirão Preto 2018

Para quem não receber o carnê até a data de vencimento da primeira parcela ou do pagamento à vista, os contribuintes podem retirar os boletos na Secretaria Municipal da Fazenda (Rua Lafayete, 1000) ou no posto do Poupatempo, no Novo Shopping.

Outra opção é imprimir a segunda via pelo site da Prefeitura, informando o número de cadastro do imóvel.

O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação do município dentro das receitas correntes previstas no orçamento deste ano, projetado em R$ 2,99 bilhões.

Valor Venal IPTU Ribeirão Preto 2018

O valor venal de um imóvel refere-se a uma estimativa de preço por compra e venda que o Poder Público estipula para determinados bens — ou seja, o preço que o imóvel alcançaria em uma transação à vista. A finalidade principal dessa avaliação é definir o valor de emolumentos administrativos ou judiciais — quando necessário — e, principalmente, de certos impostos.

Como exemplo, temos a cobrança do IPTU ( Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana ) em nível municipal. Alguns coeficientes são considerados para o cálculo do valor venal do imóvel — que podem variar de cidade para cidade. Normalmente, o cálculo leva em consideração as características do imóvel ( posição, idade, tipologia ), a função da área da edificação, a utilização ( comercial, residencial ou outros ) e a média de valor do m² para os imóveis no mesmo logradouro ( valor unitário padrão ). No entanto, cabe reforçar que o cálculo varia em cada cidade.

IPTU Ribeirão Preto 2018 Parcelamento – Quantas Parcelas?

Ao emitir/receber seu boleto referente ao IPTU Ribeirão Preto 2018 você poderá dividi-lo em até 10 vezes, sendo necessário pagar esse valor todos os meses até ser finalizado. O parcelamento pode ser feito por pessoa física ou jurídica.

Consulta e como emitir o Boleto do IPTU Ribeirão Preto 2018?

Para emitir sua guia de pagamento do IPTU Ribeirão Preto 2018 saiba que é muito fácil realizar tal ação através do site da Prefeitura de Ribeirão Preto. É possível emitir os boletos através do sequencial do imóvel ou do CPF/CNPJ acessando o Portal de Finanças no site da Prefeitura de Ribeirão Preto. Para emitir os extratos acesse: www.ribeiraopreto.sp.gov.br/IPTU

*Este site não coleta dados, você será redirecionado ao sistema oficial da Prefeitura de Ribeirão Preto.

IPTU Ribeirão Preto 2018 Segunda Via

A segunda via do IPTU Ribeirão Preto é feita da mesma forma que a emissão do boleto. Acesse o site da Prefeitura acima e consulte o IPTU informando os dados solicitados.

IPTU Ribeirão Preto 2018 Débitos Atrasados

O IPTU Ribeirão Preto é cobrado todos os anos pela prefeitura da cidade e é importante ficar atento as datas e aos valores que são relacionados ao seu pagamento. Os valores de impostos em atraso, de exercícios anteriores, podem ser parcelados pela internet, através do site da Prefeitura de Ribeirão Preto. Porém quanto mais parcelas, o ônus é maior para o contribuinte. Sobre o valor do imposto atrasado, corrigido monetariamente, incidem multa de 20% e juros de 1% ao mês.

IPTU Ribeirão Preto 2018 Certidão

A Certidão Negativa de Débitos ( CND ) Ribeirão Preto é um documento emitido por qualquer órgão do governo. Ele confirma não haver pendências financeiras ou processuais em nome dessa pessoa física, jurídica ou mesmo de um bem. É como um atestado de regularidade. É possível emitir a CND de Ribeirão Preto no site da Prefeitura.

Isenção IPTU Ribeirão Preto 2018

  • Isenção de Aposentado
  • Isenção de Associação Esportiva
  • Isenção de Associações Beneficentes
  • Isenção de Associações de Classe e de Bairros
  • Isenção de Ex-combatente
  • Isenção de Imóveis com até 60 m² de Área Construída
  • Isenção de Imóveis com Ocorrência de Enchente
  • Isenção de Menor Órfão
  • Isenção de Pensionistas e aos Beneficiados pelo LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social)
  • Isenção de Pessoas Incapacitadas
  • Isenção de Portadores de HIV e Hansenianos
  • Isenção de Sindicato
  • Isenção de Viúvas e Viúvos
  • Isenção Invalidez